Na semana passada (29° Domingo do Tempo Comum), Jesus disse: ‘Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus’.
No 30° Domingo do Tempo Comum Jesus nos conta o principal mandamento: Amar a Deus de todo o teu coração.
O que vamos aprender nessa semana?
No Evangelho, Jesus nos diz para amar a Deus de todo o coração, e o próximo como a ti mesmo. Na primeira leitura, o Senhor nos diz para ter misericórdia pelo próximo.
Na segunda leitura, Paulo elogia a comunidade cristã que se tornou uma semente de fé para outras comunidades.
Neste domingo, vemos que o amor a Deus e ao próximo está no centro da experiência cristã.
Leituras
Primeira Leitura (Ex 22,20-26)
Leitura do Livro do Êxodo
Assim diz o Senhor: Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. Não façais mal algum à viúva nem ao órfão. Se os maltratardes, gritarão por mim e eu ouvirei o seu clamor. Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas e órfãos os vossos filhos. Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um usurário, dele cobrando juros. Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr-do-sol. Pois é a única veste que tem para o seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.
Segunda Leitura (1Ts 1,5c-10)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses
Irmãos: Sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. E vós vos tornastes imitadores nossos, e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos de falar, pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.
Naquele tempo, Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 'Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?' Jesus respondeu: 'Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!' Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos.
Palavras do Papa
Que o Senhor nos conceda a graça, somente esta: de rezar pelos inimigos, por quantos não gostam de nós. Por quem nos feriu e nos persegue. E cada um de nós sabe o nome e sobrenome: eu rezo por isto, por isto, por isto... E veremos que esta oração dará dois frutos: ao nosso inimigo fazendo-o melhorar, pois a oração é poderosa, e a nós tornando-nos mais filhos do Pai. (Santa Marta 14 junho 2016)