top of page

Pré-venda Missário 2025 com desconto com o cupom: frete

Faça as leituras antes da Missa! Quer aprender a meditar as escrituras? Veja um exemplo sobre a Lectio Divina clicando aqui.

Iniciada a pré-venda do Missário 2025 com previsão de envio para 28/11/2024!

47ª Semana - 24 de Novembro de 2024 - Jesus Cristo, Rei do Universo - Liturgia Diária

Atualizado: há 2 dias

Na semana passada (33° Dom. do T. Comum), Jesus disse: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”.

Em Jesus Cristo, Rei do Universo, Jesus responde a Pilatos: “O meu reino não é deste mundo”.


Jesus cristo rei Semana 47 - 24/11/2024 - Jesus Cristo, Rei do Universo

O que vamos aprender nessa semana?


No Evangelho, Jesus afirma a Pilatos que seu reino não é deste mundo e que ele veio para dar testemunho da verdade. Na primeira leitura, Daniel vê uma visão de um "Filho do Homem" recebendo poder eterno e um reino indestrutível.

Na segunda leitura, Apocalipse descreve Jesus como a testemunha fiel, o soberano dos reis da terra, e o Alfa e o Ômega.

 

Neste último domingo do ano litúrgico, o reino de Deus é eterno, e o Rei Jesus veio para testemunhar essa verdade eterna.


Leituras

Primeira Leitura (Dn 7,13-14)

Leitura da Profecia de Daniel


"Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá".


Salmo Responsorial – Sl 92(93),1ab.1c-2.5 (R. 1a) – Javé é Rei

 

O Salmo 92(93) proclama a majestade e eternidade de Deus como Rei do universo, destacando sua força e estabilidade em contraste com o caos do mundo.

 

Refrão (1a): Deus é Rei e se vestiu de majestade, glória ao Senhor!

 

Deus é Rei e se vestiu de majestade, * revestiu-se de poder e de esplendor! R.

Vós firmastes o universo inabalável, † vós firmastes vosso trono desde a origem, * desde sempre, ó Senhor, vós existis! R.

Verdadeiros são os vossos testemunhos, † refulge a santidade em vossa casa, * pelos séculos dos séculos, Senhor! R.


Segunda Leitura (Ap 1,5-8)

Leitura do Livro do Apocalipse
 

Jesus Cristo, é a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. A Jesus, que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos nossos pecados e que fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder, em eternidade. Amém. Olhai! Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém! 'Eu sou o Alfa e o ômega', diz o Senhor Deus, 'aquele que é, que era e que vem, o Todo-poderoso'.


Evangelho (Jo 18,33b-37)

 

Naquele tempo: Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: 'Tu és o rei dos judeus?' Jesus respondeu: 'Estás dizendo isto por ti mesmo, ou outros te disseram isto de mim?' Pilatos falou: 'Por acaso, sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?'. Jesus respondeu: 'O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui'. Pilatos disse a Jesus: 'Então tu és rei?' Jesus respondeu: 'Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz'.


Palavras do Papa


O fato é que a realeza de Jesus é bastante diferente daquela mundana. «O meu reino – diz a Pilatos – não é deste mundo» (Jo 18, 36). Ele não vem para dominar, mas para servir. Não chega com sinais de poder, mas com o poder dos sinais. Não está vestido com insígnias preciosas, mas está nu na cruz. E é precisamente na inscrição colocada na cruz que Jesus é definido “rei” (cf. Jo 19, 19). A sua realeza está deveras além dos parâmetros humanos! (...) Pensemos nisto: Cristo, diante de Pilatos, diz que é rei no momento em que a multidão está contra Ele, ao passo que quando o seguia e o aclamava, ele distanciou-se daquela aclamação. Por outras palavras, Jesus mostra-se soberanamente livre do desejo de fama e glória terrena. E nós – perguntemo-nos – sabemos imitá-lo nisto? Sabemos governar a nossa tendência a sermos continuamente procurados e aprovados, ou fazemos tudo para sermos estimados pelos outros? (...) Pergunto-me: o que conta? Contam os aplausos ou conta o serviço?


Jesus não só evita qualquer procura de grandeza terrena, como também torna livre e soberano o coração de quem o segue. (...) A liberdade de Jesus vem da verdade. É a sua verdade que nos liberta (cf. Jo 8, 32). (...) Somos todos pecadores. Mas, quando se vive sob o senhorio de Jesus, não nos tornamos corruptos.  (Angelus, 21 de novembro de 2021)


Liturgia do dia 24 de Novembro de 2024



4.883 visualizações

Tem interesse no Livro?

Receba as liturgias de domingo por e-mail

Obrigado(a) por se inscrever.

Missário 2025

Pré-venda com previsão de envio para 28/11/2024!

Descubra a Beleza da Missa com o Missário - A jornada rumo à santidade inclui um amor profundo pela Santa Missa, algo comum entre todos os Santos da Igreja. Este livro de 420 páginas não é apenas um guia, mas um convite para cultivar um relacionamento mais profundo e significativo com a liturgia, pois conhecer é o primeiro passo para amar verdadeiramente.

Deseja amar a Missa como os santos? Isso é possível. O amor cresce com o tempo e o conhecimento, e o Missário pode ser seu companheiro nessa jornada. Em 60 páginas, ele ajuda o leitor a ter uma compreensão de como as missas dominicais estão interligadas no calendário litúrgico e ensina os significados de cada parte da Missa.

Mas o amor pela Missa vai além da leitura. É uma experiência viva, cultivada dia após dia. Por isso, o Missário oferece um acompanhamento semanal, com leituras curtas de 5-10 minutos,  preparando você para cada missa de domingo e dias de preceito.

Cada domingo é uma nova oportunidade de crescimento espiritual, e para cada um temos a estrutura:

  1. “O que vamos aprender nessa semana?” - Uma introdução aos temas e leituras da missa de domingo.

  2. Leituras - Textos completos da Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura e Evangelho para reflexão antecipada.

  3. Palavras do Papa - Comentários inspiradores do Papa sobre as leituras do dia.

  4. “O que o Padre ensinou na Missa?” - Espaço dedicado para suas anotações e reflexões pessoais.


Lembre-se, o caminho espiritual é pessoal, entre você, Deus e a Igreja. Você deverá dar cada passo. Mas, se quiser, o Missário está aqui para ser seu guia e companheiro nessa jornada rumo a uma compreensão mais profunda da fé e do amor pela Missa. Junte-se a nós nessa caminhada inspiradora!

Missário do ano

bottom of page