top of page

Desconto no frete com o cupom: frete

Faça as leituras antes da Missa! Quer aprender a meditar as escrituras? Veja um exemplo sobre a Lectio Divina clicando aqui.

Missário com desconto de 60% no site.

38ª Semana - 22 de Setembro de 2024 - 25° Domingo do Tempo Comum - Liturgia de Domingo

Atualizado: 18 de set.

Na semana passada (24° Dom. do T. Comum), Jesus disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo e tome a sua cruz”.

No 25° Domingo do Tempo Comum, Jesus diz: "Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos”.


Se quiser ser o primeiro seja o ultimo Semana 38 - 22/9/2024 - 25° Domingo do Tempo Comum

O que vamos aprender nessa semana?


No Evangelho, Jesus ensina a importância de servir e da humildade. Na primeira leitura, o Livro da Sabedoria descreve como os ímpios planejam armadilhas contra o justo.

Na segunda leitura, Tiago fala sobre a origem dos conflitos, atribuindo-os às paixões humanas.

 

Neste domingo, as leituras nos convidam a buscar a sabedoria que vem de Deus para servir com humildade.


Leituras

Primeira Leitura (Sb 2,12.17-20)

Leitura do Livro da Sabedoria


Os ímpios dizem: Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. Se, de fato, o justo é 'filho de Deus', Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro'.


Salmo Responsorial – Sl 53(54),3-6.8 (R. 6b) – Deus é fiel aos oprimidos

 

O Salmo 53(54) é uma oração de súplica em que o salmista pede a Deus ajuda e proteção contra seus inimigos, expressando confiança de que Deus o salvará.

 

Refrão (6b): É o Senhor quem sustenta minha vida!

 

Por vosso nome, salvai-me, Senhor; e dai-me a vossa justiça! Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai as palavras que eu digo! R.

Pois contra mim orgulhosos se insurgem, e violentos perseguem-me a vida:* não há lugar para Deus aos seus olhos. Quem me protege e me ampara é meu Deus; * é o Senhor quem sustenta minha vida! R.

Quero ofertar-vos o meu sacrifício* de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, * quero cantar vosso nome que é bom! R.


Segunda Leitura (Tg 3,16-4,3)

Leitura da Carta de São Tiago


Caríssimos: Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz. De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.


Evangelho (Mc 9,30-37)


Naquele tempo: Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: 'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará'. Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: 'O que discutíeis pelo caminho?' Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: 'Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!' Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 'Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou'.


Palavras do Papa

«Se alguém quiser ser o primeiro, há de ser o último de todos e o servo de todos» (v. 35). (...) O valor de uma pessoa já não depende do papel que desempenha, do sucesso que tem (...), mas pelo que se dá. Queres ser o primeiro? Serve. Este é o caminho. (...)


Servir não é uma expressão de cortesia: é fazer como Jesus fez, (...) que veio «não para ser servido, mas para servir» (Mc 10, 45). Assim disse o Senhor. Portanto, se quisermos seguir Jesus, devemos percorrer o caminho que ele mesmo traçou, a via do serviço. (...) À medida que os nossos cuidados e disponibilidade para com os outros crescem, tornamo-nos mais livres por dentro, mais semelhantes a Jesus. (...) O menino, no Evangelho, não simboliza a inocência, mas a pequenez (...) Ao acolher aqueles que estão à margem, negligenciados, acolhemos Jesus, porque Ele está ali. (...)


Perguntemo-nos: será que eu, que sigo Jesus, me interesso por aqueles que são mais negligenciados? Ou, como os discípulos daquele dia, procuro gratificação pessoal? (Angelus, 19 de setembro de 2021)



613 visualizações

Tem interesse no Livro?

Receba as liturgias de domingo por e-mail

Obrigado(a) por se inscrever.

Descubra a Beleza da Missa com o Missário - A jornada rumo à santidade inclui um amor profundo pela Santa Missa, algo comum entre todos os Santos da Igreja. Este livro não é apenas um guia, mas um convite para cultivar um relacionamento mais profundo e significativo com a liturgia, pois conhecer é o primeiro passo para amar verdadeiramente.

Deseja amar a Missa como os santos? Isso é possível. O amor cresce com o tempo e o conhecimento, e o Missário pode ser seu companheiro nessa jornada. Em 35 páginas, ele ajuda o leitor a ter uma compreensão de como as missas dominicais estão interligadas no calendário litúrgico e ensina os significados de cada parte da Missa.

Mas o amor pela Missa vai além da leitura. É uma experiência viva, cultivada dia após dia. Por isso, o Missário oferece um acompanhamento semanal, com leituras curtas de 5-10 minutos, preparando você para cada missa de domingo.

Cada domingo é uma nova oportunidade de crescimento espiritual, e para cada um temos a estrutura:

  1. “O que vamos aprender nessa semana?” - Uma introdução aos temas e leituras da missa de domingo.

  2. Leituras Dominicais - Textos completos da Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura e Evangelho para reflexão antecipada.

  3. Palavras do Papa - Comentários inspiradores do Papa sobre as leituras do domingo.

  4. “O que o Padre ensinou na Missa?” - Espaço dedicado para suas anotações e reflexões pessoais.


Lembre-se, o caminho espiritual é pessoal, entre você, Deus e a Igreja. Você deverá dar cada passo. Mas, se quiser, o Missário está aqui para ser seu guia e companheiro nessa jornada rumo a uma compreensão mais profunda da fé e do amor pela Missa. Junte-se a nós nessa caminhada inspiradora!

Missário do ano

Missário 2024

bottom of page